Tens Facebook?

E finalmente chego a um tema sobre o qual há tanto para dizer! Recentemente um amigo disse-me: «Não quero que saibam de mim através do Facebook. Se querem noticias minhas venham falar comigo!» ... Brilhante no mínimo! Será que as relações humanas têm agora um novo padrão verdadeiramente ilusório? Será que tudo agora começa pelas palavras «Tens Facebook?» e se conclui com «Depois adiciono-te então no Facebook!» E se não estivermos verdadeiramente à altura, não recebemos elevadas percentagem de «LIKES», nem 1781 amigos (pseudo amigos), nem 20 ou 30 albúns já publicados, já para não falar da sintomática actualização de estado 50 mil vezes por dia! Não se estranhe se um dia destes ler algures: «Fulano de tal está na casa de banho,acabou de lavar os dentes e pondera uma visita ao sanitário!»
É realmente um mundo fantástico este, onde já tudo se faz nesta rede social: campanhas políticas, acções de beneficiência, organização de manifestações revolucionárias, propaganda empresarial, actualização ao minutos de programas de televisão e claro.. o tradicional engate! Entretanto vou parar de escrever por um bocadinho... É que RJ foi actualizar o estado e parece que acabou de chegar do trabalho, fez macarrão para o jantar e subiu para o quarto para planear um casamento com consulta de opniões online! Faz tanto tempo que não falo com ela, nem lhe ouço a voz! Pormenores... tudo o resto eu sei... é tão fácil perceber numa vida relatada em fotos e em publicações que já me dissecaram a vontade de descobrir.
Pois muito bem, continuemos... Ai não! Acabei de descobri que a AC conseguiu um novo emprego num aeroporto e já bem em 8 «likes» ... Ena ena polegares para cima pois com isto poupa-se imenso em chamadas telefónicas e ainda se poupa a voz!
E lá vou eu caminhar até à minha página solitária que cada dia que passa está cada vez mais anorética de informação! A pobrezita carece de fotos actualizadas e por estes dias já muito gente ainda por aí a perguntar se a miúda da foto, da tatuagem no ombro, já está em Portugal! - «hmm... já voltou? Está a trabalhar onde? Ainda namora?»
Ufa... meta conseguida! Consegui finalmente por a cusquice a rolar e afinal há quem se importe em saber notícias, no entanto nestes dias de crise já se paga imposto para interacção humana! Nasce por aí uma nova interrogação na mente alheia que se vê exluida do grupo de amigos e agonia porque já não é cool!
Acho que estou finalmente curada e então arrisco testemunhar:
«Olá, chamo-me S e sou uma ex facebookólica anónima! Tudo começou há cerca de um ano aquando da maior experiência de vida que poderia ter: a de ir viver para o estrangeiro. Aparentemente viver o mundo a partir desta janela cibernaútica era mais fácil e até divertido. Com o tempo transformou-se em sufoco, em cobiça da felicidade alheia e das conquistas que a mim me escapavam. Rapidamente se aliou a uma relação à distância e perdi o controlo. Era mais forte do que eu ir ver as fotos, as marcações de fotos, os comentários, a ausência dos mesmos no meu mural, o flirt alheio, o ciúme, o controlo, a frustação! Aaaaaaaaaaaaaahhhh! Chega!
Vomito estas acções como se me tivesse empanturrado e a culpa me vencesse! Não quero mais ver o pior das pessoas, não quero mais invejar a felicidade do que não tenho! Que mulher sou eu que preciso chamar a atenção de um homem num mural, que busca carinho numa rede social??
Chamo-me S e com isto me despeço. A minha página ainda existe como teste à minha capacidade de controlo e com monotorização das minhas visitas! Sou mais feliz por ter vida própria... Sou livre e não quero mais pedinchar atenção... a TUA atenção! Estou curada»
Nova notificação: tens 40 pedidos de aplicações: Fronteville, Farmville, Treasure Isle, Fishville, Cityville, Monstersville, Mafia Wars, Café World... and so on and son. Viva a simulação da vida real e à domesticação de animais cibernaúticos! Até mais .... vou dar de comer as minhas vaquinhas e patos e quiçá plantar umas macieiras :)
Comentários
Não ha nada melhor que as relações humanas face to face :-)
Bjs..
Ah! olha esta noticia:
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1765521